Onde Estão as Minhas Moedas?

Um convite a descobrir as questões inconscientes que regem a nossa relação com o dinheiro

(O título dessa oficina é uma homenagem e uma paráfrase ao livro “Onde estão as moedas?” de Joan Garriga Bacardí)

“Não põe a mão na boca, menino, você pegou no dinheiro e dinheiro é sujo!”

“Deus ajuda a quem cedo madruga”

“Vai trabalhar, moça! Ou você está pensando que dinheiro dá em árvore?”

“É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus”

“Enriqueceu? Pode saber que roubou!”

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”

“O dinheiro é a raiz de todo mal”

“Dinheiro não traz felicidade”

“Ter dinheiro vai me tornar menos espiritual”

“Dinheiro: o vil metal!”

Quem nunca ouviu ou proferiu pelo menos uma dessas frases? E acabou acreditando nelas, piamente, a ponto de, nos dias atuais, estar sofrendo com dívidas acumuladas, cartão de crédito estourado e nome sujo na praça. Ou, em casos menos dramáticos, sente-se remando contra a maré: trabalha muito, tem vários talentos e potencialidades mas não consegue ser bem remunerado como gostaria? Ou, então, ganha muito dinheiro, mas tem compulsão por comprar e acaba não vendo a cor das moedas? Ou, ainda, ganha dinheiro, vive  muito confortavelmente mas a culpa não lhe permite usufruir do que tem?

Não são poucas as pessoas que se sentem desconfortáveis quando o assunto é dinheiro, tema que virou um tabu em nossa sociedade.

OBJETIVOS

Clarear para o cliente os aspectos mais inconscientes e específicos da sua relação com o dinheiro, muito provavelmente advindos do seu sistema familiar, correlacioná-los com o afeto e propor soluções para as dificuldades elencadas.

METODOLOGIA – Utilizando-se de técnicas psicológicas e vivências sistêmicas, o cliente irá:

  1. Elencar as crenças limitantes que tem em relação ao dinheiro;
  2. Verificar padrões de repetição familiar, relacionados aos ganhos/perdas financeiros;
  3. Relacionar fases de vida, nas quais houve escassez de dinheiro, à questões de carência emocional ou outros;
  4. Ampliar a consciência no que se refere às dificuldades em ganhar/gastar/guardar e relacioná-las às aprendizagens propostas pelo sistema familiar;

PÚBLICO ALVO –  Destinada às pessoas:

  • Que sofrem (ruborizam, abaixam os olhos, gaguejam) para colocar preço no seu trabalho e comunicá-lo aos clientes;
  • Que se sentem culpadas por ter mais recursos financeiros e materiais do que os outros, inclusive os de sua própria família;
  • Que não conseguem ganhar/guardar/gastar/usufruir do dinheiro, de forma equilibrada;
  • Que guardam excessivamente, sempre com enorme receio de que o dinheiro vá faltar;
  • Que sentem que se boicotam para ganhar dinheiro e usufruir do que conquistaram;
  • Que têm convicção de que não merecem ganhar dinheiro;
  • Que sentem que há um desequilíbrio entre seus esforços (muitos) e a remuneração (pouca) que recebem pelos seus serviços

RESULTADO ESPERADO: Propiciar clareza sobre a relação mantida com o dinheiro, introjetá-la, bem como implementar ações práticas que possibilitem a administração e/ou resolução da “pergunta inicial” *

NÚMERO DE SESSÕES E PROGRAMA

1ª SESSÃO: Entrevista e coleta de dados (Proposição da pergunta inicial*; proposição do desejo inicial; dinâmica “Abundância X Escassez”; dinâmica “Entre a Miséria e o Insuportável”);

(*Pergunta inicial é a questão que o cliente traz e que permeará todo o trabalho a ser realizado. Por exemplo: “Por que trabalho, ganho muito bem mas não consigo gastar com as coisas que me dão prazer e só ponho o dinheiro pra render no banco?”

2ª SESSÃO: Verificação de padrões repetitivos no sistema familiar – Dinheirograma (Dinâmica “Onde estão as Minhas Moedas?”);

3ª SESSÃO: Identificação de fatos ocorridos na história do cliente, relacionados ao dar e receber, e compará-los às dificuldades atuais em ganhar/perder (Dinâmica “O Jogo do Dinheiro” – OBS: nessa dinâmica o cliente irá optar pela duração da sessão, que poderá ser de 1 ou 2 horas, havendo um preço diferenciado para cada uma delas);

4ª SESSÃO: Diagnóstico do caminho percorrido até então e verificação dos empecilhos ainda existentes para concretização do desejo inicial, proposto na 1ª sessão;

5ª SESSÃO: Fechamento e devolução

  INFORMAÇÕES: (31) 9973-6875