Mentoria em Atendimento Psicológico Via Internet

Como fazer? (Conhecendo, entendendo e assimilando os aspectos práticos da orientação on line)

O QUE É MENTORIA

Mentoria é uma espécie de tutoria onde um profissional mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que normalmente estão iniciando no mercado de trabalho ou pretendem diversificar sua carreira, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de sua profissão.

Embora também possam ter um viés mais pessoal, esses ensinamentos serão focados na vida profissional do mentorado, ajudando-o com as principais dificuldades e barreiras que possam estar atrapalhando o seu desenvolvimento.

Resumidamente, o mentor pega o mentorado pela mão e segue com ele por atalhos, economizando esforços e dinheiro.

OBJETIVOS

1) Promover o conhecimento do aluno acerca dos vários aspectos que regem o atendimento psicológico via internet, no Brasil, regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução CFP n. 011/2018;

2) Fornecer dados concretos para que o aluno possa preparar-se, de forma ética, para o mercado de trabalho, contribuindo para a propagação desta modalidade de atendimento da forma mais adequada possível;

3) Apresentar, objetivamente o passo-a-passo do atendimento psicológico via internet, de tal forma que o aluno possa ter a autonomia necessária para desempenhar, a contento, essa função.

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e estudantes de psicologia

AO FINAL DOS ENCONTROS ESPERA-SE QUE O ALUNO esteja consciente dos aspectos éticos que regem o atendimento na modalidade virtual, bem como esteja preparado para atender clientes via escrita e via webcam.

NÚMERO DE ENCONTROS

3 (Três)

DATAS E PROGRAMA

21 de setembro de 2019 – sábado

Objetivos
Termo de compromisso
Questionário inicial de avaliação
Apresentação
Introdução
Reflexão fundamental
Conversando sobre ética
Diferenças entre o falar e o escrever
Quem procura atendimento on line?
Recursos tecnológicos necessários para o atendimento on line
Métodos de atendimento
Vantagens do atendimento via internet (para o cliente e para o profissional)

05 de outubro de 2019 – sábado

Como começar – o passo-a-passo
Atendendo o primeiro cliente
Alguns cuidados a serem tomados na formulação das respostas aos emails de orientação psicológica
Check list para atendimento

26 de outubro de 2019 – sábado

Alguns exemplos de emails recebidos, suas respectivas demandas e respostas
É possível fazer atendimento de casal pela internet?
Atendendo on line na instituição
Conclusão
Links úteis
Anexos
Avaliação
Certificado

HORÁRIO

9 às 12 horas

LOCAL

Alameda Oscar Niemeyer, 1033/ sala 117 – Edifício Atlanta (Portaria 4) Vila da Serra

Rua do Hospital Biocor e Hospital Vila da Serra

INFORMAÇÕES

Psicóloga Ivana Rocha

(31) 999736875